domingo, 11 de janeiro de 2009

Biscuit

Aprenda a fazer Biscuit
Aprenda a fazer Biscuit, uma espécie de massa de modelar, extremamente versátil. Com o Biscuit, você pode modelar inúmeras peças, como hobby ou para comercialização. Muitas pessoas tem utilizado esta técnica como prática de trabalho, não só para complemento de renda, mas como profissão única, pois é muito lucrativa. Com o mercado de trabalho extremamente competitivo, muitos ficam sem emprego, como os números da economia mostram. Esta é uma boa opção pois você pode comercializar as peças facilmente, sendo um artesanato de boa aceitação, de apresentação bastante bonita e com aplicações múltiplas. Complemento de artesanatos em geral, lembrancinhas, vidros decorados e muitos outros. Aprenda a fazer a receita e faça em casa mesmo, sem dificuldades.
Receita da Massa de Biscuit
Material2 xícaras de chá de Maizena2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou cola Cascorez Porcelana Fria1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)2 colheres de sopa de vaselina líquida1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente (para fogão)Colher de pau
Modo de fazerMisture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente a Maizena.Coloque a tigela no microondas e ligue-o por 3 a 4 minutos em potência máxima, dependendo da potência do microondas. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. É essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado. O ponto ideal é quando a massa se avoluma, mas ficando no fundo da tigela um pouco de liquido.Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.Sove a massa por vários minutos seguidos. Quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.Como preparar a massa no fogãoMisture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa. Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.
Para tingir faça um rolinho de massa com as mãos e adicione um pouquinho de tinta a óleo na cor desejada. Manuseie bem a massa até que fique colorida por igual. Se necessário, acrescente mais tinta, até alcançar a tonalidade desejada. Utilize uma pequena quantidade de tinta a óleo ou tinta para tecido na cor desejada e adicione tinta a óleo na cor branco de titânio para suavizar a tonalidade e evitar que o trabalho pronto fique transparente. Manuseie bem, até que a massa fique colorida por igual.
Você pode comprar um rolinho para esticar a massa à mão ou um cilindro (igual aqueles que usados para fazer macarrão) , além de cortadores que são peças metálicas vazadas que cortam a massa após esta ter sido passada pelo cilindro ou rolo manual.
Existem também os moldes de silicone que são os grandes responsáveis pelo sucesso do biscuit nos últimos anos. É só colocar a massa no interior de sua cavidade, pressionar bem e retirá-la para secagem.
DicasO segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente, utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: 1 colher de sopa.A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.Quando estiver trabalhando, mantenha toda a massa que não estiver sendo utilizada recoberta por um plástico ou por filme de cozinha, para que não resseque. Esta dica vale também para tiras, trançados e massa passada pelo cilindro que você não estiver utilizando naquele momento.Deixe para tingir a massa na hora de usá-la. Evite guardar grandes quantidades já tingida. Importante: se você trabalha com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na, pois é tóxica, por causa da cola.Não se acrescenta nada ao sovar a massa de biscuit, com exceção de uma colher de sopa de creme para mãos não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de maisena crua à massa já cozida.
Se quando colocamos a massa de biscuit ainda quente no saco plástico este apresenta gotículas de água, devemos trocar o saco e enxugar a massa com pano limpo quantas vezes esse problema se apresentar.
A massa bem embalada em saco plástico herméticamente fechado dura de 30 a 45 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário