segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como Pregar Zíper

A única maneira de pregar um zíper sem deixar
aquelas "malditas barrigas" é pregar ele à mão;

Aqui vai um passo a passo ensinando o ponto atrás, no qual consiste como nas fotos, entrar com a agulha no mesmo ponto em que saiu a linha,

mergulhar a agulha prendendo o zíper e saindo um ponto a frente.




Segue o processo até em cima da gola, lembrando:

Você deve encostar a malha no fecho do zíper pelo lado direito e "NÃO ESTICAR",

Como podem ver, com este ponto você pode pregar um zíper branco em uma peça preta e não deixar vestígios de costura pelo lado direito, lembrando, a linha que for usar deve ser da cor do zíper parra o lado avesso não ficar feio.

Chegando na parte final da gola, corte o excesso do zíper como na foto ao lado, e simplesmente

dobre a ponta para dentro da gola ( e costure o lado avesso da gola por cima dele) NÃO FAÇA NENHUMA COSTURA NO ZÍPER) ele fica solto e fica perfeito assim mesmo, prenda bem o arremate do "final" da gola e começe a pregar com o mesmo ponto o lado avesso.

ATENÇÃO: no lado avesso a malha deve ficar 4 milímetros afastada do fecho do zíper, do contrário, o "carro" não passa e o zíper não fecha.

Termine este lado, faça o mesmo processo no lado esquerdo (sempre pregue o lado direito primeiro, é mais fascil) não esqueça de alfinetar o início da gola para não ficar desencontrada, e no "arremate final" em cima, ao pregar o segundo lado teste fechando o zíper até em cima para visualizar se realmente ficou correto.

Somente após fazer isto, inicie a pregar o lado avesso por cima do zíper.


Após todo este processo, se quiser passar uma costura com a máquina reta, pode passar mas lembre-se : no caso de duas cores (preto por cima e branco por baixo) use as respectivas cores na "lançadeira/bobina e na linha principal.






Agora é só usar e abusar com acabamento profissional, com "zíper sem barriga"!!!!